Avaliação dos Resultados Assistenciais e do Desempenho Econômico Financeiro com a Implantação do Cuidado Centrado no Paciente: Projeto Piloto do Hospital Santa Rosa, Cuiabá-MT.

Autores

  • Cervantes Caporossi Hospital Santa Rosa (Cuiabá-MT)
  • Cristiano Cardoso
  • Karina Ferreira Sartori
  • Luisa de Mello Florentino Guedes
  • Mara Lílian Soares Nasrala

DOI:

https://doi.org/10.52908/coorte.v0i08.110

Palavras-chave:

Assistência ao paciente, Administração hospitalar, Assistência integral a saúde, Inovação organizacional

Resumo

Custos frequentes e elevados nos serviços de saúde têm afetado todos os prestadores, em especial no setor privado. Este cenário exigiu dos profissionais de saúde a necessidade de aquisição de conhecimentos sobre gestão hospitalar, equilibrando eficiência operacional com excelência assistencial. Assim, baseado em fundamentos humanista foi desenvolvido o conceito de terapia centrada na pessoa, o qual recebeu a denominação de cuidado centrado no paciente. Tal conceito, muda o foco assistencial centrado exclusivamente na decisão dos profissionais da saúde para o paciente e seus familiares, transferindo para que as condutas sejam consideradas mais pelos olhos do paciente do que pelo olhar da equipe multidisciplinar e dos funcionários. Em virtude disto, está associado a resultados positivos como redução de queixas com negligência, melhoria na satisfação da equipe assistencial, uma experiência de “encantamento” pelos pacientes e consequentemente maior adesão ao tratamento, evitando assim desperdícios e reduzindo custos. Assim, o Hospital Santa Rosa, Cuiabá – MT, implantou o Projeto Cuidado Centrado no Paciente objetivando melhorar a experiência e a segurança do paciente, gerando melhores resultados assistenciais e financeiros para instituição. Na gestão hospitalar, área de saúde, exige-se resultados que envolvem qualidade e segurança do paciente (assistência) com produção de dividendos que garantam a sua sobrevivência econômica (financeiro). Neste sentido, a metodologia do BALANCED SCORECARD - BSC adequa-se e assume importante relevância aos hospitais, principalmente aos que têm como foco a expectativa do cliente. No presente projeto, o modelo BSC integrará a primeira fase do nosso projeto, e dependendo do desempenho, estará sujeito a revisão e ajustes. Associado, e especialmente para a fase de desenvolvimento e o estabelecimento do projeto é conveniente utilizar um modelo de análise capaz de avaliar de forma integrada todas as áreas do modelo de projeto e suas interações. Como tal, optamos para um modelo de projeto CANVAS, que coloca em evidência a interação por todos os elementos envolvidos em um projeto. O modelo de projeto CANVAS mostra como é a dinâmica da condução de um projeto de maneira mais prática e participativa. Portanto, com todas as ações implantadas e monitoradas objetiva-se melhoria importante do processo de faturamento das contas hospitalares culminando no aumento do resultado operacional da instituição.

Palavras-chave: assistência ao paciente, administração hospitalar, assistência integral a saúde, inovação organizacional.

Biografia do Autor

Cervantes Caporossi, Hospital Santa Rosa (Cuiabá-MT)

Gerente de Práticas Médicas do Hospital Santa Rosa

Downloads

Publicado

11/07/2018

Como Citar

Caporossi, C., Cardoso, C., Sartori, K. F., Guedes, L. de M. F., & Nasrala, M. L. S. (2018). Avaliação dos Resultados Assistenciais e do Desempenho Econômico Financeiro com a Implantação do Cuidado Centrado no Paciente: Projeto Piloto do Hospital Santa Rosa, Cuiabá-MT. COORTE - Revista Científica Do Hospital Santa Rosa, (08). https://doi.org/10.52908/coorte.v0i08.110

Edição

Seção

Artigos Originais / Artigos de Revisão